De todas as proteínas animais existentes, em 2018, a carne suína respondeu por 42,9% do consumo mundial. De frango foram 34,6% e de carne bovina 22,5%. Os dados são do DEPEC – Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em pesquisa divulgada em 2019.

O Brasil hoje é o quarto maior produtor e exportador da proteína no mundo, atrás apenas da China, União Europeia e Estados Unidos. A média de consumo nacional é em torno de 15,6 kg/per capita/ano, segundo o DEPEC.

Ainda que seja semelhante à mundial, está distante do volume consumido por China e Hong Kong, ou até mesmo da União Europeia. Nesses lugares, de acordo com dados do National Pork Board de 2015, o consumo passava de 40 kg/ano por pessoa. Nos Estados Unidos e na Rússia, grandes produtores e exportadores da proteína, o consumo é de 29,2 kg/ano e 21,2kg/ano, respectivamente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal, o consumo interno é crescente: em 1996 era de 11,6 passando para 15,1 em 2016 até chegar aos atuais 15,6 kg/ano. 

Você sabia que hoje a Nostra Alimentos é referência no abate e comercialização de suínos no Paraná e contribui para essa realidade?

Estamos no topo do ranking das 100 maiores empresa do ramo no estado! (Fonte: Econodata)